terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Por um futuro mais justo para Portugal

"Em Portugal, na Europa e no mundo, vivemos um tempo de graves e inadiáveis opções. Este é o tempo de, corajosamente, romper com o desastre, de afirmar um outro rumo e, com entusiasmo, mobilizar energias para o concretizar."
No próximo dia 25 de maio terão lugar as eleições para o Parlamento Europeu. A Coligação Democrática Unitária (PCP - PEV) prepara-se para esta batalha "estando onde sempre esteve: no terreno da luta pela concretização de uma imensa vontade colectiva de mudança – por um futuro melhor, para Portugal e para os portugueses."
 

11 comentários:

Anónimo disse...

Desde quando o PCP é alternativa? Imagine que um dia o PCP tinha possibilidade de formar governo, ia ser com o Jerónimo de Sousa que iam governar o país?
Na Marinha Grande está-se a ver o que o PCP faz. Nada.

Grizalheiro disse...

Naturalmente que enquanto houver forças políticas com diferentes ideologias, haverá alternativas! Porque as propostas políticas são alternativas. Jerónimo de Sousa é o secretário geral do PCP. Um homem com valor, independentemente de se estar de acordo ou não com ele. Mas, para além do secretário-geral, o PCP conta com numerosos quadro em condições de participarem numa solução de governo.
Creio que o caro anónimo compreenderá que o post se refere a política nacional e europeia e não à situação da Marinha Grande. Obrigado pelo seu comentário.

Anónimo disse...

Há outros nomes? Quais? Quando o PCP concorre é o Jerónimo e Sousa quem aparece à frente. Não respondeu à questão: acha que ele teria condições para estar à frente do Governo do País? O texto é sobre politica nacinal mas não se pode desligar do que acontece a nível local ou não lhe interessa dar opinião sobre esse assunto?

Grizalheiro disse...

Como saberá o caro Anónimo, respeito a diferença de opinião. Creio sinceramente que Jerónimo de Sousa seria melhor primeiro ministro que outros pelos quais temos sido governados. É a minha opinião. Sobre política local: interessa-me o tema e muito! Creio que se estiver atento poderá ir percebendo as minhas opiniões acerca do assunto...
Mais uma vez lhe agradeço o interesse por ler os meus posts e por partilhar a sua opinião.

Anónimo disse...

Ser melhor do que os que nos têm governado é muito vago e pouco lisongeador. Tenho estado atento mas não dá uma opinião clara sobre o que se passa. Não pode dizer directamente o que pensa?

Grizalheiro disse...

Caro Anónimo:
O que penso é que Portugal precisa de um governo e de uma política patriótica e de esquerda, tal como a define o PCP no seu programa. Rogar-lhe-ia que lesse o Programa do PCP para a Revolução Democrática e Nacional, onde entronca o que é definido por "política patriótica e de esquerda". Provavelmente não será uma tarefa complexa para quem está interessado no tema. A minha opinião é exatamente a que defende o PCP. Poderei acrescentar que quanto à formulação "política patriótica e de esquerda", poderemos analisar separando os conceitos, sublinhando que "política patriótica" vai ao encontro do que têm sido manifestações públicas de personalidades de diferentes quadrantes políticos. Deixe-me confessar-lhe que diversas vezes vejo críticas às propostas do PCP, que são injustas e partem de pessoas que não conhecem adequadamente as formulações. São estas posições que, no essencial, defendo no meu blog. Quanto à política local e à participação do PCP numa solução de governo, tb já manifestei algumas opiniões. Mas, antes de me manifestar de novo, prefiro analisar com serenidade o trabalho. Ainda agora começou o mandato. No entanto, não confundo esta análise por fazer, de posições críticas que tenho manifestado enquanto dirigente associativo e cidadão empenhado no fenómeno cultural. Mais uma vez agradeço a sua atenção.

Anónimo disse...

Segui a sua sugestão e li algumas coisas. Fiquei com diversas dúvidas em relação ao que é uma "política patriótica de esquerda" e em que medida isso resolve os problemas que o país tem.

Anónimo disse...

Tinha esperança que me ajudasse a perceber de que modo a política defendida pelo PCP poderia ajudar o país mas já entendi que também não sabe. Obrigado na mesma.

Grizalheiro disse...

Caro(a) Anónimo(a):
Terei todo o prazer em aclarar as suas dúvidas. Eu pensei que o material que lhe pedi para analisar tinham feito luz... pelo menos alguma luz... Mas parece que teremos de descodificar mais. terei todo o gosto. Escreverei em breve sobre o assunto. Cumprimentos

Anónimo disse...

Não. Não consegui entender como será possivel pagar a dívida externa. Não entendi como será possível manter sustentável a segurança social. Não entendi como conseguirá o estado manter tanto funcionário público sem que sejam feitos cortes. estes são exemplos do que não entendi no que li.

Anónimo disse...

Tenho estado à espera que o post sobre de que modo o PCP pode ser a solução para o país mas ele tarde em aparecer.