terça-feira, 2 de abril de 2013

"Saudades... não têm conto"

“Saudades… não têm conto – cartas da prisão para o meu filho Toino” é uma “coletânea de pequenos textos e desenhos dirigidos a uma criança, marcados pelo carimbo da Censura dos carcereiros fascistas”. Foram escritos por António Dias Lourenço e dirigidos ao seu filho Toino.
Mantive com António Dias Lourenço vários contactos, quando, a dada altura da sua vida, tinha como tarefa transmitir às gerações mais novas a sua riquíssima experiência de ser humano e de comunista. Quando se deslocava à Marinha Grande e região, era em minha casa que dormia. No dia 7 de agosto de 2013 completar-se-ão três anos do seu desaparecimento.
Jamais conseguirei apagar em mim a memória de ADL. Visitei com ele a Prisão do Forte de Peniche. Contou-me detalhadamente a sua espetacular fuga. Contou-me a última vez que ali tinha estado com o seu filho Toino, que viria a falecer pouco tempo depois… Contou-me tantas coisas que guardo honrosamente nos arquivos da memória…
Ao recordar todos os curtos mas intensos momentos que vivi com aquele Homem, dou-me conta de que vamos perdendo muitos dos traços caraterísticos comuns aos homens e mulheres que, na longa noite fascista, fizeram a resistência em Portugal. A humildade, o espírito de sacrifício, a entrega total e sem reservas à causa, o profundo sentimento de solidariedade e humanidade, a simplicidade… Podemos hoje ter o peito negro de batermos com o punho na nossa afirmação de comunistas. Mas vai faltando o sentimento solidário e humano que nos legaram as gerações que tinham as costas negras das porradas que apanharam por lutarem por um amanhã melhor.
"Saudades… não têm conto”. Por ti e pelo teu exemplo. Tanta falta que nos fazes, António!
 
Na foto, ao meu lado esquerdo António Dias Lourenço e António Tereso (um dos protagonistas da Fuga de Caxias)
 
 
 
Um dos postais que ADL escreveu ao seu filho Toino
 
 


Sem comentários: