quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Madiba

Aprendi o teu nome, Mandela, era ainda um jovem empenhado na luta contra o fascismo. Logo depois de Abril, na Bulgária, tive contacto com dezenas de compatriotas teus, estudantes como eu, que carinhosamente te chamavam Madiba, como o teu povo… Cantámos juntos canções de luta e em tua homenagem. Naquela língua dos estalos, da tua terra.
Com o combate chegou a tua libertação. Fizeste tantas coisas!... Deste exemplos! Combateste! Acrescentaste mais argumentos às lutas dos povos.
Hoje, despedimo-nos de ti. Mas estamos certos de que muitos dos que connosco cantaram e outros mais, continuarão a empunhar as bandeiras pelas quais lutaste, desde os tempos em que assumiste que era justo lutar com armas, contra quem com armas oprimia os povos.
Celebramos-te com música e vida, companheiro. Camarada!

Para que não se apague a memória
Quando em 1987, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, com 129 votos, um apelo para a libertação incondicional de Nelson Mandela, os três países que votaram contra foram os Estados unidos de Reagan, a Grã-Bretanha de Thatcher e o governo português de CAVACO SILVA.

 
 

Sem comentários: