Dinamizar o “centro histórico”
da Marinha Grande é uma tarefa urgente. Já diversas vezes abordei o tema,
procurando dar algumas contribuições. Algumas delas foram integradas no
Programa Eleitoral da CDU no ano 2005. Outras têm sido divulgadas na comunicação
social, neste blog e por outras formas.
Creio que a intervenção deverá
ser complexa, envolvendo três dimensões principais: a cultural, a turística e a
económica.
Trazer ao centro insufláveis e
alguma animação musical/teatral, não é suficientemente atrativo. Impõe-se, portando, o planeamento de uma intervenção eficaz que, abraçando uma grande diversidade de experiências e ideias, altere radicalmente a realidade.
O comércio existente é
geralmente de má qualidade, salvando-se raras e honrosas exceções. É, portanto,
necessário, para além de um programa cultural desenvolvido com regularidade,
povoar o centro com novos comerciantes, que não têm, no imediato,
possibilidade de se instalar em lojas e que por isso deverão ficar instalados na rua. Avanço algumas contribuições. A CMMG deverá:
- Conceber um modelo de banca/tenda a ser utilizado por todos os que pretendam vender no centro;
- Criar um regulamento para as vendas, não permitindo a comercialização de determinados produtos (“sub-produtos”) e promovendo a venda de artesanato de qualidade, produtos agrícolas biológicos e de produção própria, excedentes de produção pessoal, produtos característicos da região, doçarias tradicionais, etc.
- Criar rua/ruas com conforto para as vendas, colocando coberturas;
- Criar um regime especial de taxas (até a isenção) para os vendedores;
- Continuar a estimular os proprietários dos edifícios existentes para a sua remodelação, aluguer ou venda;
- Conceber um programa de animação cultural regular e itinerante entre os espaços e praças do centro;
- Promover a realização de eventos direcionados para as crianças e a juventude.
Aspeto importante serão alguns
eventos que marquem picos da ação, sejam eles feiras temáticas ou mostras de
produtos e serviços.
Tudo deverá ter a promoção mediática adequada.
Uma ideia: fazer a reconstituição do mercado da
Marinha Grande, que se fazia ao ar livre na Praça Stephens, com as vendedeiras
e os burros e do qual existem algumas fotografias.
3 comentários:
Mas agora não há feira que resista... As pessoas têm frio e têm pouca vontade de sair de casa... Essa ideia será de Março/Abril a Outubro!
Bem feitas as coisas, dá para mais meses! Nos países com neve tb há iniciativas destas na rua. É preciso imaginação e... coberturas! Transformar algumas zonas do centro num certo tipo de "centro comercial", colocando telhado...
Sim.... mais obras... mais obras, mais obras... Leiria não tem essas coberturas e há pessoas na rua...
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