quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Tocándar - a sede: será desta?

Ontem (2013.12.04), revi a planta do que poderia ser a sede do Tocándar e que me tinha sido apresentada no final de 2011, com a promessa de que estaria concluída no verão de 2012.

Trata-se do edifício que foi sede do Clube de Ténis, no Parque Mártires do Colonialismo, que tendo dimensões diminutas, não serviria sequer para guardar o espólio do Tocándar, quanto mais servir para local de ensaio (o tal local debaixo de telha que reclamamos há muito…).

Continuamos a defender que haveria melhores alternativas, mas que esta pode ser uma solução. Foi com esta solução que decidimos trabalhar.

O projeto que ontem vi, não tinha ainda acolhido as propostas que eu tinha apresentado e que tornariam utilizáveis as instalações, designadamente as propostas de aumento da superfície construída de forma a criar espaços cobertos e fechados e espaços só cobertos.

As informações veiculadas pelo jornal Região de Leira (ver aqui), que teriam sido prestadas pelo presidente da CMMG, não são rigorosas: não há projeto de arquitetura aprovado; não estamos, portanto, na fase de elaboração dos projetos de especialidades. É esta a verdade, tal como eu tinha sugerido em anteriores post’s.

O que é necessário e urgente fazer neste momento é:

  • Elaborar o projeto de arquitetura, que acolha as propostas por mim apresentadas e que foram aceites;
  • Elaborar os projetos de especialidade;
  • Lançar a obra e executá-la.

O projeto de arquitetura pode ser executado por técnicos do município. Os projetos de especialidades terão de ser executados em gabinete especializado, exterior aos serviços. Todo este processo pode estar pronto em pouco meses. Poucos meses quer dizer três meses.
Havendo vontade política, até ao verão de 2014 podemos ter as obras a decorrer no local.
É para isso necessário que o Plano de Atividades e o Orçamento para 2014 contemple as verbas necessários à execução da obra!
Temos a convicção de que este Executivo Municipal terá todas as condições para aprovar por unanimidade esta proposta.
Estaremos cooperantes, mas vigilantes. Não nos caiu bem, neste passado recente, as faltas à verdade, os "esquecimentos", e as “conversas fiadas” por parte de alguns (apenas alguns) intervenientes no processo. Os compromissos a que chegámos com o Presidente da CMMG deveriam ter sido cumpridos por TODOS!...
Parece que finalmente conseguimos convencer e foram criadas as condições para se dar mais um passo na concretização deste objetivo!
Tudo isto é mérito principalmente do grande coletivo de jovens que, ano após ano, tem demonstrado que vale a pena trabalhar!
 
 
Proposta apresentada e aceite, na qual são visíveis as áreas existente e a construir
 
 
 

4 comentários:

Anónimo disse...

que arrogância !

Grizalheiro disse...

Caro Anónimo: arrogância de quem?

Anónimo disse...

Essa Obra vai custar quanto aos contribuintes? Então e as pensões, os reformados e os desempregados? não seria melhor alugar arranjar um barracão velho que esteja para aí? Não... na Marinha Grande é Toca a Andar com Obras, porque têm sido poucas.....

Grizalheiro disse...

Caro Anónimo: comentou com toda a liberdade. Agora, tente perceber o que se passa acerca deste assunto.