sexta-feira, 21 de junho de 2013

Faleceu o Dr. Osvaldo Castro

Faleceu Osvaldo Castro.
A ele me uniram durante anos objetivos políticos comuns. Depois, eu continuei fiel a esses princípios, tendo ele abraçado outros caminhos.
Neste momento relembro as noites que passei (que passámos), nós ainda putos, ouvindo-o a ele e ao Joaquim Carreira dissertando, concordando e discordando sobre coisas da história, dos conceitos do marxismo-leninismo e da forma de os transpor para a prática. Cantámos todos juntos as canções da guerra civil espanhola e outras com que forjámos a nossa luta na oposição e depois, pelos caminhos de Abril. Posso considerar que também ele, a seu modo, foi para mim um mestre da política naquele tempo.
Hoje fui-me despedir dele, como amigo, não obstante os caminhos diversos que seguimos. Tomei conhecimento mais aprofundado da luta pela vida que travou nos últimos tempos… E creio manter intacta a lucidez de homenagear o homem, tendo como referência principal os caminhos que juntos percorremos, e depois o sentido do respeito pela diferença.
A vida é feita de chegadas e de partidas… Eis um dos traços comuns, que nos une enquanto seres que aqui chegamos, por aqui andamos e, numa certa manhã que pode não ser de nevoeiro, partimos…
À família enlutada, um abraço fraternal de quem já sentiu perda idêntica. E o  meu respeito pela memória do homem que, fisicamente, partiu.
 
 
 

Sem comentários: