sexta-feira, 28 de junho de 2013

Lenine: fonte de estudo sempre!

Como cidadão e como comunista (marxista-leninista) tenho um particular interesse pelo estudo de todos os textos que a este tema se refiram, mesmo quando eles não coincidam, na parte ou no todo, com as minhas perspetivas.
“Os princípios leninistas da crítica ao oportunismo e revisionismo como componente indispensável da luta dos comunistas contra o imperialismo” (aqui) de V.A. Tiúlkine (Víktor Arkádievitch Tiúlkine é primeiro secretário de Partido Comunista Operário da Rússia – Partido Revolucionário dos Comunistas - PCOR-PRC) é um texto interessante, cuja leitura contextualizada se recomenda.
Diz-nos o autor a dado passo quePor vezes, no movimento comunista internacional, observam-se estados de espírito e atitudes nas relações mútuas que são simplesmente infantis. Não se trata aqui da doença do esquerdismo, mas antes do desejo de não ver e não ouvir o que não convém. (…) Todos criticam o oportunismo e o revisionismo, mas mal se evoca o nome de alguém ou de um determinado partido, surgem logo objeções: «não está certo, isso é colar rótulos, devemos dirigir o nosso fogo contra a burguesia e não uns contra os outros, etc.» (…) Recorramos ao conselho de Lénine, vejamos quais os princípios que seguia no seu trabalho teórico e atividade prática.”
 
 

Sem comentários: