domingo, 17 de fevereiro de 2013

A foice e o martelo

Desde sempre, na marcha das lutas por um mundo melhor, foi detetado o fenómeno da traição. O que se tem passado dentro do Partido Comunista Francês (vêr aqui), é o caminho da capitulação, no quadro de um designado “Partido da Esquerda Europeia”. A negação dos princípios e agora até do símbolo histórico dos comunistas (a foice e o martelo), são bem demonstrativos de que em breve a classe operária e os trabalhadores e lutadores mais consequentes na França, fundarão um novo partido capaz de se afirmar como vanguarda na luta pelo socialismo.
As últimas opções tomadas em congresso, são o culminar de um processo não só de afastamento dos princípios, como também do afastamento das bases e dos elementos de classe que constituem o partido. Para além de outros aspetos importantes, esta realidade vem revelar que não é possível ser vanguarda sem interpretar fielmente a contribuição de cada militante, no quadro da organização e no respeito pelo centralismo democrático. Vem mostrar ao que se pode chegar com quadros dirigentes, que se substituiem aos coletivos e "manipulam consciências". Tudo o que se tem passado, é a negação dos princípios exemplarmente articulados em “O partido com paredes de vidro” de Álvaro Cunhal, cujo centenário do nascimento se comemora.
Hoje, mais que nunca, é imperioso estamos vigilantes contra todas as ameaças, estejam elas travestidas de “comunismo de nova geração”, de “eurocomunismo” ou camufladas de vermelhos e amarelos de vários matizes. A melhor forma de lutarmos contra as ameaças, é nos coletivos partidários e junto do povo, alfobre de quadros e gerador das ideias que darão origem à proposta e à alternativa. Sempre que assim não for, estaremos, mais tarde ou mais cedo, irremediavelmente perdidos.
"Os comunistas de toda a Europa devem retirar conclusões desta evolução do PCF, do partido que está à cabeça do oportunismo europeu e de lutar para que, nos seus países, seja derrotado o oportunismo, tanto no plano político como no plano ideológico e organizativo". 

 
 


Sem comentários: