terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cuba: caminhos de futuro

A Revolução Cubana apaixona-me! Com todas as opiniões coincidentes ou controversas. A dignidade do povo cubano, cercado pelo império, é exemplo para todos os povos do mundo. A capacidade de recriar e de aplicar criativamente o marxismo-leninismo, são contribuições a ter em conta por todos os que se interessam pelo desenvolvimento da humanidade.
Para compreendermos alguns aspetos dos caminhos de desenvolvimento da revolução cubana, proponho-vos um estudo  (aqui) de Camila Piñeiro Harnecke - Professora, investigadora y consultora de empresas, Centro de Estudios de la Economía Cubana (CEEC) (Publicado na revista cubana Temas, nº 70 Abril-Junho de 2012).
“Em Cuba define-se atualmente um novo caminho para a nação. Tratar-se-á de um socialismo estatista melhor organizado, ou um de mercado ou um realmente democrático, ou – mais provavelmente – uma combinação dos três. Prever que visão irá prevalecer nas mudanças atuais é um mero exercício especulativo. No entanto, algumas evidências permitem avaliar o peso que tem hoje cada propositura, e as possibilidades da flutuação da sua influência.”
 
 

Sem comentários: