domingo, 3 de março de 2013

Sport Império Marinhense

Estive ontem no edifício sede do Sport Império Marinhense. Apreciei o enorme esforço que as direções e os ativistas da coletividade têm feito para reconstruir aquele que é o maior salão (creio eu) de uma coletividade da Marinha Grande. O trabalho associativo é de capital importância para a nossa vida coletiva. E os dirigentes associativos são os seus agentas mais importantes.
Relativamente ao Sport Império Marinhense, quero aqui prestar a minha homenagem a dois homens aos quais se deve em grande medida a construção do edifício sede no local onde hoje o encontramos. São eles o Gervário Tojeira (meu pai) e o Manuel Bonita (Manuel Pirata).
Trazer aqui a sua lembrança com uma pequena história.. Contou-me o meu pai o quanto foi difícil adquirir o terreno para a construção da sede. Só um notário, creio que na Batalha, conseguiu realizar tal ato. Então chegava meu pai ao Engenho, ao terreno para a sede, onde o esperava o Manuel Pirata. Meu pai saiu do carro e gritou. "Senhor Manuel: é nosso!" e o senhor Manuel lá fez rebentar um morteiro!
 
 
De pé, à esquerda, Gervásio Tojeira e à direita, Manuel Pirata
 
 
Abertura dos alicerces do edifício sede do Sport Império Marinhense
 
 
 

Sem comentários: