domingo, 17 de março de 2013

A organização

Os comunistas, como outros cidadãos de outros partidos, regem-se por princípios e normas. Destaca Álvaro Cunhal em “O partido com paredes de vidro” que “O «espírito de organização» é um traço típico do Partido e constitui um dos factores determinantes da sua força e capacidade de realização.
Das repetidas leituras que tenho feito desta obra, permitam-me destacar o seguinte:
“A ORGANIZAÇÃO E OS SEUS DOIS SIGNIFICADOS
Falando-se de organização devem ter-se em conta dois significados da palavra que traduzem duas realidades distintas: a organização no sentido da disposição e arrumação hierarquizada e funcional dos militantes; e a organização num sentido mais lato como aspecto universal de toda a actividade partidária.
No primeiro significado, os problemas e tarefas de organização abarcam o recrutamento, a estruturação, os órgãos, os organismos e as organizações, o seu funcionamento e as suas competências e responsabilidades. Abarcam também, em termos de funcionamento, os princípios orgânicos definidos nos Estatutos.
No segundo significado, os problemas e tarefas de organização, abarcando toda a actividade partidária, traduzem-se em decisões e medidas de planificação, definição de objectivos de acções a empreender, determinação e calendarização dos actos, mobilização e distribuição dos recursos naturais e humanos, fixação de tarefas, sua direcção e execução. A organização não é um fim em si mas um instrumento, uma arma para a acção colectiva. Neste segundo significado, organização é ordem, é sistematização, é método, é eficácia.
Tanto num como noutro significado, o PCP dispõe de uma forte organização, reconhecidamente sem paralelo em qualquer outro partido português. Por um lado, uma grande organização estruturada, na qual, por princípio, cada membro do Partido tem um lugar, pertence a um organismo, tem uma tarefa. É certo que este princípio não consegue ainda ser aplicado à totalidade dos membros. Há sempre uma parte considerável de membros do Partido com actividade irregular.
Por outro lado, a organização cuidadosa e sistemática de cada actividade, de cada acção, de cada iniciativa, de cada luta, é um aspecto fundamental da concretização do trabalho colectivo e um dos «segredos» da eficácia e do êxito das actividades do PCP. Certos críticos de mentalidade pequeno-burguesa julgam ver, tanto na integração dos militantes comunistas numa estrutura orgânica como nos métodos e hábitos da organização dos comunistas, qualquer coisa que contraria a liberdade e a iniciativa individuais. A verdade é que a organização nos seus dois sentidos, não só aligeira consideravelmente o esforço individual como permite de facto que seja assegurada a liberdade e se promova a iniciativa e a criatividade.
O «espírito de organização» é um traço típico do Partido e constitui um dos factores determinantes da sua força e capacidade de realização.”
 
 

Sem comentários: