segunda-feira, 30 de setembro de 2013

2+2+1+1+1

(primeiras impressões)
E agora? As autárquicas passaram. Todos contam os votos, comparam resultados e tiram conclusões: 2+2+1+1+1
Sou tentado a concluir que, na câmara, a coisa não vai ser fácil. Ao presidente eleito será exigida boa capacidade negocial e doses permanentes de diplomacia. Não se lhe reconhecendo perfil de liderança, ponho-me a imaginar como vão decorrer as reuniões do executivo e a coordenação da equipa!...
E quais vão ser os vereadores a tempo inteiro? Aqueles sobre os quais vão recair os principais assuntos do concelho. Neste aspeto, os próximos dias serão férteis de acontecimentos.
Por outro lado, é exigível que cada partido tire conclusões acerca do que correu bem e do que correu mal. Num quadro de mais inscritos e menos votantes, comparativamente com 2009, os principais partidos perdem votos e eleitos.
Em tempos defendi que uma das causas para o aparecimento de movimentos no nosso concelho (e não só) seria o distanciamento entre os partidos e a sociedade, entre os partidos e os seus militantes. Os partidos têm de continuar a ser o reflexo das ideias das classes que compõem o tecido social. Mas sempre que não forem os intérpretes fiéis das ideias e dos interesses das classes que representam, arriscam-se a criar as condições que levam ao aparecimento de movimentos e por vezes, de alguns “salvadores da pátria”.
Cada um que vá procurar ”o pai da criança” onde quiser. Mas que não se esqueça do que se passa na sua própria casa!
 
 

4 comentários:

Anónimo disse...

Apoiado! Mais uma vez as escolhas não deram certo....

Anónimo disse...

A CDU não ganhou porque não quis, devia aceitar renovar-se,abrir as portas a gente jovem e com valor, ter arriscado um presidente à altura, conhecido de todos.

Anónimo disse...

Depois de um jogo terminar é tão fácil falar! se a CDU tivesse ganho a câmara apoiavam a escolha, como não ganhou falam , falam, falam, mas alguns tralhar em prol da vitória custa não é?
Vi aguns que deveriam ter contribuido para isso e não o fizeram.Claro que isto não é para ti amigo paulo.

Anónimo disse...

Não... Não é o facto de uma pessoa ganhar ou perder uma eleição que a torna capaz de algo! Só quem muda de opinião ao saber do vento é que pensa isso dos outros...