quarta-feira, 23 de outubro de 2013

"E o povo pá?"

Parece estar claro que o futuro Executivo Municipal da Marinha Grande (2+2+1+1+1), terá em permanência apenas dois dos seus membros: o presidente e o vice-presidente. O staff do presidente (chefe de gabinete, adjunto e secretária), independentemente de todas as opiniões e estranhezas que, quem quiser, possa manifestar, resultam da escolha pessoal e legítima do presidente (ou de alguém por ele). Será certamente esse staff a fazer o papel de “vereador a tempo inteiro” para grande parte dos pelouros. Ou seja, no papel, presidente e vice-presidente vão ter, cada um, uma carrada de pelouros, mas na prática, quem vai “mexer os cordéis” (onde é que eu já ouvi isto?) será o staff pessoal do presidente. É uma forma estranha de conceber a coisa pública. “E o povo pá?” Aqueles que deram o seu voto a uns e a outros, que conclusões poderão retirar de tudo isto?
Considerando-me eu um cidadão mais ou menos bem informado, devo confessar que não tenho qualquer informação acerca do que se tem passado nas negociações entre os partidos e “movimentos”. Como eu, creio, a generalidade dos cidadãos, estejam eles mais ou menos próximos dos partidos políticos ou dos “movimentos”. Todo este quadro configura mais uma contribuição para aprofundar o fosso entre o cidadão e a participação política responsável e às vezes empenhada.
Alguém dirá que “não é p´ra todos”. Há os que decidem e há os que que são empurrados apenas para obedecer e bater palmas. Decididamente, não são estas as minhas conceções. Nem sociais, nem ideológicas. Por isso não estou em alguns sítios, mas estou noutros! Mas nos sítios onde estou, nunca estarei entorpecido nem embriagado! Aliás é o que peço a todos, estejam onde estiverem: que nunca estejam cegos, surdos e mudos! Porque assim, vamos pior que ontem e sem rumo para amanhã.
 

Sem comentários: