terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pode não ser para amanhã... Mas será um dia!

Não resisto a partilhar parte de um texto de Miguel Urbano Rodrigues:
"Ao longo da História, muitas gerações bateram-se por transformações revolucionárias que não se produziram durante as suas breves existências. Mas o seu compromisso era com as ideias e não com o calendário. Revoluções tão importantes para o progresso da Humanidade como a Francesa de 1789 e a Russa de 1917 não teriam sido vitoriosas sem a luta, a dedicação, o debate de ideias de uma extensa, maravilhosa cadeia de revolucionários que as imaginaram e para elas viveram.
Afirmar sem rodeios, frontalmente, que a rutura em Portugal deve ser com o sistema capitalista, rumo ao socialismo distante, esfumado num horizonte de brumas, é seguir o exemplo desses revolucionários, caminhar pelas alamedas que eles abriram combatendo."

1 comentário:

Alice Branco disse...

Paulo, parece-me ver o Miguel a falar assim na sala de casa, discursando antes de compor os artigos. Que saudades que me dá!
Para além das saudades, claro, manifesto aqui meu total "de acordo". Não podemos estar comprometidos com o calendário pois estamos comprometidos com a humanidade e essa, extrapola calendários, como bem se sabe! As idéias, boas ou más, antecedem as ações que antecedem as realizações. Nós, falo por muitos que como eu assim sentem, lutamos por boas idéias - o comunismo é uma boa idéia, a justiça social é outra, educação para todos e saúde universais são outras - e dessas idéias ocorrem ações quando um certo número de gentes se reune em torno delas e assim, vamos caminhando para a realização que só se afirma, de fato, quando o ser humano mudar, se tornar aquele tão estudado por nós, "o Homem Novo". Mas, vamos em frente, sempre avante.
A Luta continua! A vitória é certa!