quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Festas e espetáculos itinerantes

Assistimos recentemente a duas iniciativas na marinha Grande, que deveriam merecer o estudo adequado, de forma a tornarem-se prática frequente. Deram eles pelos nomes de “Criativarte” e “Cantos e recantos artísticos da Marinha Grande”. Fui testemunha do esforço, carinho e empenho que alguns Técnicos da Câmara dedicaram a estas iniciativas, que vieram romper com o “rame-rame” a que as políticas municipais nos tinham confinado. Há muito que defendo a realização de eventos nas praças e jardins da nossa cidade. Os parques têm tido alguma animação, embora sem caráter regular.
A partir destes exemplos de como se pode fazer, é chegada a hora de as políticas municipais para a cultura, a recreação e a animação confiarem mais na capacidade criativa dos técnicos e menos nas produções “take away”, servidas geralmente a preços proibitivos. A partir destas iniciativas, mesmo para os mais distraídos, ficou claro que na Marinha Grande temos muitos e variados valores no campo das artes! Artesãos, grupos corais, orquestras, executantes individuais, ranchos, etc. Creio haver condições para a realização de mais iniciativas do género, porque não foram esgotados todos os recursos artísticos existentes.
Mas é necessário dar o passo seguinte. Lanço um desafio: para quando a realização de diversos espetáculos itinerantes, que percorram as sedes das coletividades do nosso conselho? E é misturar fadistas com música ligeira; piano com corais; percussão com guitarra clássica; ranchos com teatro; gaiteiros com poesia; sempre tudo enquadrado por pequenas mostras de arte, artesanato, licores e doces.
Em cada canto ou recanto, há um artista escondido. E a cultura também passa pela valorização do que o meu vizinho é capaz de fazer.
 

Sem comentários: