quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Transportar a alma do povo para os palcos

A convite do Jornal de Leiria, respondi da seguinte forma às questões da rúbrica "Almanaque":
 
Se fosse artista, o que seria?
Seria um daqueles que transporta a alma do povo para os palcos. Por exemplo um dos Gaiteiros de Lisboa.
O trabalho que mais gosto lhe deu fazer?
A minha tese de doutoramento. Ou a criação (que continua) do Tocándar
O espectáculo/concerto ou exposição que mais lhe ficou na memória?
O espetáculo do Tocándar no dia 12 de Agosto de 2007 em Huesca Alto Aragão), para cerca de 5.000 espetadores. É indescritível o que se sente quando uns putos da Marinha Grande atingem aquela dimensão…
O livro da sua vida
“Até amanhã camaradas”. Pelo que passaram tantos homens e tantas mulheres, por acreditarem que outro mundo é possível…
Um filme inesquecível
“Osvobojdenie” (Libetação) A luta do Exército Vermelho até ao fim da 2ª guerra mundial.
Se tivesse de escolher uma banda sonora para si, qual seria?
Carvalhesa (versão usada na Festa do Avante!)
Um artista que gostaria de ter visto actuar na Marinha Grande?
Kepa Junkera
Uma viagem inevitável
Bulgária, a minha segunda Pátria, onde passei 11 anos de estudo e de vida.
Um vício que gostava de não ter
Não tenho vícios…
Um luxo
Ter tempo livre…
Uma personalidade que admira
Álvaro Cunhal
Um ator que gostasse de levar a jantar
Zeca Medeiros (poeta, cantor, compositor, ator…)
Um restaurante da região
Fabioca (ai que petiscos!...)
Um prato de eleição
Sopa de feijão… da minha mãe! (tão simples…)
Um refúgio (na região)
Pinhal do Rei
Um sonho para a Marinha Grande
“Exército de azul e capacetes…” Para que a minha terra volte a ferver com gente e produção, dirigida por gente que interprete verdadeiramente o sentir do meu povo!
 

Sem comentários: