quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Centro de educação ambiental e animação

Tem ganho cada vez mais popularidade a promoção dos valores da proteção ambiental e da defesa do património identitário. Surgem nas escolas e não só, programas e projetos tendentes a educar as novas gerações para estas problemáticas, seja através de clubes do ambiente, seja através da construção de quintas pedagógicas ou através da criação de grupos dedicados a artes tradicionais. A nossa região, com uma mancha florestal imensa, apresenta condições excecionais para a implementação de um projeto que considero da maior valia para a educação cívica. Seria um centro de interpretação ambiental e animação. Imagine-se que durante todo o ano letivo, nas escolas se desenvolviam atividades de formação e instrução, com o apoio dos bombeiros, da proteção civil e de instituições vocacionadas para as artes tradicionais. E imagine-se que na Mata Nacional se instalava um centro com capacidade para receber grupos de crianças, de jovens e até de idosos. Eis diversas atividades que poderiam ser desenvolvidas: brigadas de vigilantes da floresta, com funções de prevenção de incêndios, educação ambiental e sensibilização dos frequentadores das matas para o seu usufruto saudável; atividades relacionadas com a criação e o tratamento de animais domésticos; atividades com danças, cantares e músicas tradicionais; atividades com profissões em vias de extinção, designadamente as que são típicas da nossa região; encontros “avós – netos”, com o objetivo principal de transmissão oral das tradições; etc.
É pela educação ambiental e pela defesa da nossa identidade que, a meu ver, passa o traço principal que deve enformar a educação das nossas crianças e jovens. São eles que, a par dos mais idosos, devem merecer dos poderes boa parte dos esforços no sentido de se criarem oportunidades de fruição social.
 

2 comentários:

Alice disse...

Ora aqui está uma bela ideia. Podíamos sentar-nos a falar disto, digo eu. E arranjava-te mais uns tantos florestais para o mesmo fim...

Grizalheiro disse...

Claro que sim. É importante juntar contributos para ajudar a operacionalizar a ideia.